Crie conteúdo de qualidade focando o seu público alvo

 

Criar conteúdo de qualidade é essencial para quem deseja construir um negócio online, especialmente se o modelo de negócios for um blog. Ajudar o leitor é nosso dever seja em vídeo, áudio que um formato que eu gosto muito, em slides, mapas mentais, infográficos e ou artigos.

Independente do seu nicho de atuação existem 3 perguntas básicas porém importantes que você deve considerar ao criar seu conteúdo:

– Quem é seu público alvo? O que ele precisa? Como você pode ajudar?

– Com as respostas em mãos você poderá começar sua conversa de forma mais eficiente com o público que deseja atingir.

 

Persona ou Avatar (Quem é o público alvo?)

 

Ao fazer a pergunta quem é o público alvo, estamos querendo definir informações como: Qual é o sexo, qual é a faixa etária, a classe social, a formação escolar, preferências, etc.

Essas informações nos permitirão criar um avatar ou persona, para quem iremos dirigir toda nossa comunição. A persona ou avatar são personagens fictícios que representam seu cliente ideal.

 

Por exemplo: Minha persona é o Alex (fictício) que tem entre 25 e 30 anos, classe média, superior incompleto, gosta de malhar e aventuras.  Vou escrever para ele sobre esportes, paraquedismo, rapel.

 

Escrever, criar um vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo focando uma pessoa específica (persona) pode trazer mais resultados. Isso porque definindo quem ela é e o que ela precisa fica mais fácil saber como ajudá-la, fica mais fácil estabelecer um relacionamento de confiança e até recomendar produtos.

 

Como definir sua persona?

 

Para definir sua persona faça pesquisas recolhendo dados como idade, classe social, formação, interesses. Faça perguntas procurando entender os desejos e necessidades do seu público. Outros itens podem ser acrescentados na pesquisa caso sejam relevantes para na composição da persona.

Grupos no facebook podem conter muitas pessoas que compõe seu público alvo, por isso faça pesquisar nos grupos do seu nicho de mercado. Você poderá colher informações valiosas. Depois de coletar as informações tire uma média do público que deseja atingir definindo assim sua persona.

 

Sexo Idade Classe social Formação Interesses

 

Para sua pesquisa pode usar a ferramenta de criação de formulários do Google docs . É muito simples usar esta ferramenta, uma das vantagens é que ela é gratuita e você irá recolher todos os dados em uma planilha de forma organizada, facilitando a análise posterior de dados.

 

Necessidades da Persona

 

Ao construir sua persona também é preciso focar em suas necessidades, dores e desejos.

Este é o momento de responder: O que a persona precisa, ou o que ela quer e deseja? Depois de descobrir o que a persona precisa você terá em mãos um tesouro. A partir desta resposta vai responder o último questionamento: Como posso ajudar?

 

Eu dei um exemplo no início deste artigo, citando como persona o Alex, lembra-se? O Alex é um homem que gosta de malhar e curte aventuras. Sabendo que ele tem interesse em malhação e aventuras, eu vou criar uma palta de conteúdo focada nesses interesses e vou procurar ajudá-lo oferecendo informações relevantes sobre esses assuntos.

 

Como ajudar sua persona?

 

Ao criar o conteúdo tenha em mente atender as necessidades, dúvidas, desejos da persona.  Se você domina o assunto de interesse da persona, mande bala. Caso contrário pesquise, pesquise e pesquise. Compile a informação e ajude sua persona. Responda suas perguntas, apresente soluções para suas dores.

 

É interessante também procurar descobrir em que canais esta a sua persona assim você pode focar também o principal meio pelo qual irá se comunicar com ela. Por exemplo sua persona vê mais vídeos? Lê mais textos? Prefere ouvir áudio (podcasts)?

Assim você direciona a sua produção com mais assertividade.

Conclusão 

Você descobriu que a sua produção de conteúdo deve responder a 3 perguntas chave: Quem é seu público alvo? O que ele precisa? Como você pode ajudar? Descobriu que toda sua produção de conteúdo deve ser fundamentada em servir aos interesses da persona. Ajudando a sanar suas necessidades e responder questionamentos.

Uma coisa eu aprendi sobre criação de conteúdo de qualidade e acredite é verdade, ser relevante é alcançar alguém (persona) que precisa da informação que você tem. Vá e descubra onde está pessoa está e sirva ela!

Sou Gláucia Policarpo, empreendedora digital e quero ajudar você a encontrar a liberdade que você sonha conquistar. Para receber mais dicas gratuitamente, cadastre seu e-mail aqui.

 

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também: