Saiba como superar a dificuldade de escrever e criar bons artigos!

Saiba como superar a dificuldade de escrever e criar bons artigos!

Para iniciantes na arte de blogar, escrever bons artigos pode ser um desafio. É necessário clareza e objetividade para ajudar o leitor que vem ao blog a procura de uma informação relevante. Pra quem está iniciando este pode ser um grande desafio.

 

Muitos blogueiros contratam profissionais para escrever por eles, os chamados redatores. Pode se fazer necessário contratar um redator se o blogueiro tem projetos vários paralelos. Por exemplo, eles podem ter 4 blogues diferentes. Um que trate de internet marketing, outro emagrecimento, outro finanças e outro no qual ele escreve sobre suas paixões, criar cavalos, por exemplo.

É bem provável que ele não consiga sozinho criar conteúdo para todos os seus projetos. Nesse caso ele terceiriza os artigos para seus 3 primeiros projetos e se dedicar inteiramente à escrever sobre  sua paixão que é criar cavalos.

 

No meu caso ainda não tenho vários projetos como exemplifiquei no parágrafo acima. De qualquer forma optei por escrever meus textos, exercitar a cachola e ser amiga das palavras. Quero passar a minha verdade que talvez o redator não compreenda e não consiga passar, além disto, quero aprender a arte de escrever e me desenvolver nesta área.

Sei que várias pessoas têm dificuldade de escrever com objetividade e clareza e por isso quero compartilhar neste post algumas dicas que tem me ajudado a escrever e me aperfeiçoar e podem te ajudar também.  Eu não espero que você pense que vou te entregar alguma fórmula pelo contrário. Espero que se sinta motivado a estudar mais à fundo e desenvolver sua escrita.

 

São 3 dicas que fizeram diferença na hora d’eu colocar as ideias no Word, porque cá pra nós que hoje em dia usa caneta é papel? Podem existir, mas tenho certeza que são raríssimas pessoas!

Vamos ao que interessa…

Decida sobre o que vai falar

O primeiro passo é óbvio, decidir sobre o que vai falar.  Pense com cuidado, porque você deve falar basicamente sobre um assunto que você tenha certo conhecimento e que possa realmente ser relevante para quem vai ler, ou seja, que vá ajudar a resolver um problema do leitor.

Faça uma lista dos assuntos que você domina e que poderia dar boas soluções. Já é um excelente começo!

Por exemplo, veja o que a Maria sabe fazer :

  • Eu sei como fazer isso batata recheada com strogonofe. (No texto irá explicar como se faz)

Sempre se lembre de que o conhecimento que você vai ensinar tem que estar alinhado com a proposta do seu blog.

No caso da Maria, que sabe fazer o strogonofe se trata de um blog de culinária. Ser o mais simples possível e a proposta é ensinar com objetividade e clareza.

 

Deixe as ideias fluírem no papel

Deixe as ideias fluírem, seja no papel ou no teclado. Deixe palavras fluírem através de seus dedos, vá digitando como se estivesse conversando com um amigo e ajudando olho no olho. Sempre tenha em mente que está escrevendo pra ele e não pra você, foi uma das primeiras lições que eu aprendi. Suas palavras são ferramentas para ajudar as outras pessoas!

Também é interessante gravar suas ideias em áudio e depois transportá-las para o papel de forma organizada.

Escreva e escreva muito, na mesma proporção leia. Isso vai ajudar o seu desenvolvimento como escritor.

 

Compartilhe suas criações com pessoas que possa te dar feedback (sincero/crítico construtivo)

Outra coisa que me ajudou muito foi compartilhar meus textos com amigos da área e pedir fedback. Isso te ajuda a corrigir erros que você não tenha visto e eles podem enriquecer seu texto com sugestões.

 

Treine Treine Treine.

E para ser um atleta ouro não tem outro remédio, é preciso treinar. Você já viu algum atleta que subiu ao pódio sem treinar? A evolução vem de insistência e persistência, superar a dificuldade é parte do processo e crescer é inevitável.

Meu nome é Glaucia Policarpo sou empreendedora digital, faço o que amo e tenho liberdade para conquistar meus sonhos. Quer saber como eu consegui? Cadastre-se na minha lista e vou te ajudar também!

Até o próximo artigo.

 

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também: